Filme: Easy Rider (1969)


Easy Rider é o final dos anos 1960 "estrada filme" conto de uma busca de liberdade (ou a ilusão da liberdade), em uma América conformista e corruptos, no meio do fanatismo, paranóia e violência. Lançado no ano do concerto de Woodstock, e fez em um ano de dois assassinatos trágicos (Robert Kennedy e Martin Luther King), o acúmulo Guerra do Vietnã e eleição de Nixon, o tom do filme "alternativa" é extremamente pessimista e sombria, refletindo o colapso dos anos 60 idealista. Easy Rider, um dos primeiros filmes de seu tipo, foi uma experiência ritualística e visto (muitas vezes repetidamente) pelo público jovem no final dos anos 1960 como um reflexo de suas esperanças realistas de libertação e os medos do Estabelecimento.

O iconográfica, o filme "companheiro", na verdade, o mínimo em termos de seu mérito artístico e enredo, é tanto memorialized como uma imagem da cultura popular e histórica do tempo e uma história de uma viagem apocalíptica contemporânea, mas por duas auto-justo de drogas, movidos, anti-herói (ou bandido) bikers leste através do sudoeste americano. Sua viagem ao Mardi Gras em Nova Orleans toma-los através de ilimitadas, paisagens intocadas (ícones como Monument Valley), várias cidades, uma comunidade hippie e um cemitério (com prostitutas), mas também por áreas onde os residentes locais estão cada vez mais tacanha e odiosa de sua liberdade de cabelos compridos e uso de drogas. O título do filme se refere à sua falta de raízes e passeio para ganhar dinheiro "fácil", é também uma gíria para um cafetão que faz o seu sustento fora os ganhos de uma prostituta. No entanto, o título original do filme foi os solitários.

De acordo com slogans nos cartazes promocionais, eles estavam em uma pesquisa:

Um homem foi olhando para a América e não conseguiu encontrá-lo em qualquer lugar.

Seus trajes tradicionais símbolos patrióticos combinam com emblemas da criminalidade, solidão e alienação - a bandeira americana, decorações cowboy, longo cabelo, e drogas.

Ambos Peter Fonda e Dennis Hopper co-estrelou, produziu Fonda e Hopper 32 anos dirigido (seu primeiro esforço). [Foi produzido por B.B.S. (Formado por Bob Rafelson - o diretor de Five Easy Pieces (1970), Bert Schneider, e Blauner Steve), já conhecida por Cabeça, inovador surrealista (1968), uma obra-prima cult que estrelou o Monkees (da série de TV popular) e foi co-escrito por desempregados ator Jack Nicholson.] Fonda (como ator principal), Hopper (como diretor da unidade sem créditos segundo), e Jack Nicholson (como roteirista) haviam participado de baixo orçamento diretor Roger Corman de cinema LSD, definitiva The Trip (1967) alguns anos antes. Fonda e também estrelou em Roger Corman e American International é inovador Os Anjos Selvagens (1966) - um conto de biker sobre a "Hell` s Angels ". As primeiras cenas a ser filmada em grão foram 16 mm. em Nova Orleans (durante o Mardi Gras) com um orçamento de 12.000 dólares, depois seguidos pelos fundos de um orçamento total de US $ 380.000.

Este filme seguimento The Wild Angels (1966) estreou no Festival de Cinema de Cannes 1969 e ganhou o prêmio do festival para o Melhor Filme por um novo diretor. O filme recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Roteiro Original (co-autoria de Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern - conhecido anteriormente para scripting Dr. Strangelove de Stanley Kubrick, ou ... (1964)), e Melhor Ator Coadjuvante por Jack Nicholson em um de seus mais cedo, os papéis amplamente elogiado como um advogado bêbado jovens.

Easy Rider surpreendentemente, foi extremamente bem sucedida, de baixo orçamento (menos de US $ 400.000), contra-cultural de cinema, independente para o mercado jovem / cult alternativa - um dos primeiros de seu tipo que foi um enorme sucesso financeiro, arrecadando 40 milhões dólares em todo o mundo. Sua história contida sexo, drogas, violência casual, um conto de sacrifício (com um final chocante e infeliz), e uma trilha sonora rock and roll pulsando reforçando ou comentando sobre temas do filme. Grupos que participaram musicalmente incluídas Steppenwolf, Jimi Hendrix, The Band e Bob Dylan.

O pop cultural, cinema mini-revolucionária foi também um reflexo da "Nova Hollywood", eo grande sucesso primeiro de uma nova onda de diretores de Hollywood (por exemplo, Francis Ford Coppola, Peter Bogdanovich, e Martin Scorsese), que iria quebrar com um número de convenções de Hollywood. Tinha pouca ou desenvolvimento histórico de personagens, a falta de heróis típicos, ritmo desigual, cortes de salto e flash-forward transições entre as cenas, um estilo de improvisação e humor de agir e de diálogo, a música 'n' roll de fundo para complementar a narrativa , ea equação de motos com liberdade na estrada e não com comportamentos delinquentes.

No entanto, sua visão idílica da vida e exemplo de pessoal de cinema foi ofuscada pela auto-absorvente, induzida por drogas, comportamento errático dos cineastas, registrado em Peter Biskind de dizer-all Easy Riders, Bulls Raging: Como o Sexo-Drogas e Geração de Rock 'N Roll Saved Hollywood (1999). E o filme influentes levou a uma enxurrada de igualmente auto-indulgente, anti-establishment filmes temáticos por cineastas inferior, que em demasia alguns dos truques técnicos do filme e explorou o crescente mercado teen-envelhecidos por lucros fáceis. Sucesso de Hopper com este filme lhe deu o sinal verde da Universal Pictures (e US $ 850.000) para seu próximo projeto The Last Movie (1971) que acabou sendo um fracasso colossal, em parte devido a relatos de induzida por drogas orgias durante as filmagens, e seu ano longo processo de edição (atrasado por suposto uso de drogas psicodélicas para "inspiração").