Em 1859 foi dado um dos maiores golpes contra " a ordem mundial divina" sob a qual profetizava o homem como sendo o ser constituído da própria imagem e semelhança de Deus. Darwin afirma que as espécies são criadas e exterminadas a partir do principio "da tentativa e do erro", ou seja, seres vivos superiores desenvolveram-se perante os seres de formas menores.
Darwin então põe a prova a ideia de que, nada mais somos do que mamíferos que andam eretos.O choque do século foi perfeito:o homem passa então a ser visto como mais um animal, mais especializado do que os outros, porém ainda assim, um animal, e não mais o fruto divino do amor de Deus na Terra.... Apesar de Darwin nada ter declarado a respeito , deve ter especulado o assunto.
E esta, entre outras, é uma das grandes questões que separa a ciência da religião.
Darwin também é marcado na época, além de um dos cientistas modernos mais consagrados, também recebe o titulo de 'filho do iluminismo'.O ciêntista não tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade... mas nas entre linhas, não fugiu a regra!
"O que Darwin na verdade quis dizer meus amigos, é que dominamos a Terra, não por que somos os mais inteligentes ou os mais fortes,mas sim por que somos os mais loucos e mais desgraçados homicidas da floresta."